Pesquisar este blog

domingo, 18 de setembro de 2011

COMO NÓS, IGREJA, VAMOS LIDAR COM AS MUDANÇAS E PRESSÕES SOCIAIS? (Parte 1)



Estava nesse domingo à tarde no meu gabinete, e por volta das 18hs recebi uma ligação de alguém da minha família extremamente perturbada com a passagem da Parada Gay pela sua quadra. Ao me inquirir o que eu achava disse apenas que "fazia parte das pressões sociais". Não preciso dizer que a ligação encerrou-se aí de forma abrupta.

Que tipo de reação é essa? Por que tamanha indignação e repulsa? É certo, ou errado, acalentar esse tipo de sentimento?

Recebi a notícia do andamento da dita Parada, por email. Comecei a indagar como a Igreja cristã está se preparando para encarar pressões e transformações drásticas que têm açodado a nossa sociedade. Somos pegos ora de surpresa, ora desprevenidos, ou ainda de forma apática correndo sempre contra o prejuízo.

Pergunto a você: é certo o movimento gay? é certo o envolvimento amoroso homossexual? são certas as bandeiras levantadas pelo movimento?

Ao longo de alguns posts estarei expondo posições sob o prisma e óptica do cristianismo.
Venha junto e ajude a construir esse pensamento.

Que o Senhor tenha misericórdia de nossas vidas e derrame sobre nós Sua Graça.

"Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres."
João 8:36

2 comentários:

  1. Pastor, quanto às polêmicas surgidas em relação a vários movimentos do século atual, acredito que a Igreja não é pega de surpresa, uma vez que temos a Bíblia que é uma bússola e que nos mostra o caminho. Hoje, uma das técnicas para se fazer Planejamento Estratégico em organizações é buscar desenhar um cenário futuro para que estejamos preparados para interagir com ele e nos sairmos bem. Mas estes cenários tem um grau de incerteza muito grande, que as pessoas procuram completar com mecanismos de discussão em grupo, técnicas de simulação em computador e outros. No caso do cristão, a Bíblia é o norte. E, é ela mesma que contem, em Isaías 50:10, o seguinte:"Quando andar em trevas, e não tiver luz nenhuma, confie no nome do Senhor, e firme-se no seu Deus. Depois, já no Novo Testamento, Jesus fala aos seus discípulos: ".....eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, para que fique eternamente convosco, o Espírito de Verdade, a quem o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. Mas vós conhecereis, porque ele ficará convosco e estará em vós.
    Mas o Consolador, que é o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo que vos tenho dito.
    (João XIV – 15-17 a 20)
    Então, além do mapa (a Bíblia), nós temos um professor (o Espírito Santo). E, o apóstolo Paulo, na carta aos Romanos, capítulo 12 e versículo 2, assim se manifesta: "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação de vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".
    Abraços
    Ana Rosa

    ResponderExcluir
  2. A orientação sexual e o cérebro.

    Pastor, o corpo é feminino por natureza, ou seja, o impulso da natureza é gerar uma fêmea. Somente pelas ações dos hormônios testiculares é que ele se transforma em masculino após o terceiro mês de gestação.
    Os hormônios são responsáveis pelo dimorfismo (duas formas) sexual na estrutura do corpo e em seus órgãos.
    O simples fato de ter um físico e as genitálias de um homem ou de uma mulher exerce um efeito poderoso, mas os hormônios fazem mais do que nos dar corpos masculinos ou femininos; eles também afetam o comportamento por interagirem diretamente com o sistema nervoso. Os andrógenos que estão presentes durante o desenvolvimento pré-natal afetam o desenvolvimento do sistema nervoso. Além disso, tanto os hormônios masculinos como os femininos possuem efeitos ativadores sobre o sistema nervoso de um adulto, influenciando tanto os processos fisiológicos quanto o comportamento.
    Se o cérebro de um macho não for exposto aos andrógenos durante um período crítico de desenvolvimento, ele se engajará no comportamento sexual feminino quando adulto. Ao contrário, se o cérebro de um macho for exposto aos andrógenos durante o desenvolvimento, ocorrerão a desfeminização comportamental e a masculinização comportamental.
    Embora muitos animais se envolvam ocasionalmente em atividades sexuais com um membro do mesmo sexo, a homossexualidade exclusiva parece ocorrer apenas em seres humanos.
    Algumas pessoas acreditam que a homossexualidade é o resultado de experiências durante a infância, especialmente interações entre as crianças e os pais. As pesquisas não demonstram evidências de que homossexuais são educados por mães dominadoras ou por pais submissos, como alguns sugeriram. A melhor predição da homossexualidade em adultos foi o próprio relato de sentimentos homossexuais, que comumente precediam a atividade homossexual por três anos. Os pesquisadores concluíram que seus dados não fundamentavam explicações sociais para a homossexualidade, mas eram consistentes com a possibilidade de que a homossexualidade seja, pelo menos em parte, determinada biologicamente.
    A causa biológica mais provável da homossexualidade é uma sutil diferença na estrutura cerebral causada pelas diferenças na quantidade de exposição pré-natal a andrógenos.
    Homens transexuais são homens que se consideram como fêmeas presas em corpos masculinos. Eles têm uma estrutura específica no prosencéfalo do tamanho daquelas encontradas em cérebros femininos, diferentes das encontradas em cérebros masculinos. Os homossexuais são diferentes dos transexuais. A maioria dos homossexuais machos têm identidades sexuais masculinas; embora seja romântica e sexualmente orientada em direção a outros homens, não se consideram como e nem desejam ser mulheres.
    Outro fator que pode exercer um papel na orientação sexual é a hereditariedade.
    Quer ver outra coisa interessante?
    O fato de que os machos homossexuais tendem a ter maior número de irmãos mais velhos do que os heterossexuais tem sugerido que o sistema imune da mulher pode se tornar sensibilizado à proteína que se expressa apenas em fetos machos.
    Viu quanta coisa precisamos entender antes de julgar nossos irmãos?
    Se pessoas nascem com órgãos que não funcionam corretamente, como o coração, pulmão, rins, porque o cérebro não poderia também ser gerado com disfunções para a orientação sexual? E o que dizer dos erros genéticos? E o que dizer desse tanto de hormônios colocados nos alimentos que ingerimos hoje em dia. Será que afetam nossa fisiologia a tal ponto de nos transformar em homossexuais????
    Vamos pensar?
    Deus o abençoe!
    Célia Moraes
    Neurobióloga

    ResponderExcluir

O blog é aberto para todos. Porém ao realizar seu comentário gostaria que vc se identificasse.