Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de março de 2013


Hugo Chávez, presidente da Venezuela, é morto...


Fonte: portasabertas.org.br

Entenda por que a morte do líder venezuelano afeta a Igreja Perseguida na Colômbia e saiba como funcionam as relações entre esses dois países da América Latina

Ao norte da Colômbia - 46ª nação na Classificação de países por perseguição - está a fronteira com a Venezuela, Estado liderado, até então, por Hugo Chávez. Após 14 anos no poder, ontem, a população venezuelana viveu a perda do presidente, famoso por seu discurso antiamericano.

Presidente da Venezuela desde 1999, Chávez lutava, há dois anos, contra um câncer na região pélvica. O tratamento, mantido como segredo de Estado, o levou diversas vezes a Cuba, país de regime comunista, aliado às rígidas políticas do presidente. Fascinado pela ideologia apregoada por Simón Bolívar, conhecido revolucionário que participou do processo de independência de diversos países vizinhos ao Brasil, Chávez foi tenente-coronel do corpo de paraquedistas do Exército venezuelano antes de chegar à presidência. Foi, inclusive, preso em 2002, ao participar de um golpe de Estado que fracassou.

Em matéria de capa, o jornal O Estado de S.Paulo de hoje, 6 de março, ressalta a popularidade do líder venezuelano, campeão das urnas: de 15 eleições disputadas, ele perdeu somente uma. Ovacionado por seus partidários políticos, Chávez era, ao mesmo tempo, tido como um líder autocrático pelos adversários (segundo seus opositores, o presidente reivindicava para si o poder absoluto do Estado). Era acusado de "distribuir a riqueza venezuelana aos países aliados a seu arco esquerdista", conforme a mesma notícia do Estadão. Chávez também tinha uma relação de confronto com a mídia privada e fechou diversas emissoras de rádio e TV durante o seu mandato.

A História traz pontos importantes que ligam a Venezuela à Colômbia: ambos os países foram colonizados pela Espanha. A Colômbia tornou-se independente em 1819, fundamentada nos ideais revolucionários de Simón Bolívar (o mesmo líder que inspirou o governo de Hugo Chávez).
As FARCS (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e a ENL (Exército Nacional de Libertação), grupos de cunho marxista, surgiram inspirados pela revolução cubana de 1959 (país aliado à Chávez, onde, como dito acima, o presidente realizou seus tratamentos médicos). Entenda, portanto, que há uma colcha de retalhos entre os governos e revoluções da América Latina que interfere diretamente na perseguição à Igreja.

O governo venezuelano, contextualizado à Igreja Perseguida, foi bastante prejudicial aos cristãos colombianos. Uma vez que, segundo reportagens da imprensa nacional e internacional, Chávez apoiava o movimento guerrilheiro que é contrário à postura e aos valores cristãos, ao fornecer armamento, comida, tecnologia e exílio a comandantes e militantes, o presidente fortalecia a guerrilha que persegue a Igreja.

Segundo o evangelista colombiano Jairo, ex-comandante da ELN, "na Colômbia não existe negociação de paz entre a guerrilha e o governo; e sim, quem consegue matar os mais poderosos. Líderes guerrilheiros conseguem exílio nos países vizinhos [como a Venezuela]. Em 2008, por exemplo, o ex-presidente da Colômbia Álvaro Uribi foi ao Equador, sem autorização oficial, para matar o 2° comandante das FARC, Raul Sanchez. Na época, a Venezuela preparou todo o seu armamento nuclear para contra-atacar a Colômbia pela morte do guerrilheiro".

De acordo com a Constituição da Venezuela, de 1999, se o presidente do país morrer depois de assumir o comando do Estado, cabe ao vice-presidente convocar novas eleições em um período de 30 dias. Portanto, esse é o momento de contínua oração a Deus pelo futuro da nação, que pode impactar os demais países da América Latina.

Ore ao Senhor pelos cristãos na Venezuela e na Colômbia, para que Deus os fortaleça e os proteja tanto nesse período de transição da liderança, quanto após o novo presidente ser eleito e interceda pelas novas relações de poder entre as nações. 
Redação: Ana Luíza Vastag

Detido no Irã, Saeed Abedini escreve carta da prisão

Fonte: portasabertas.org.br

No início desta semana, o pastor norte-americano Saeed Abedini conseguiu escrever uma carta à sua esposa detalhando as condições horríveis as quais foi exposto na brutal prisão de Evin, no Irã. Leia a seguir





O pastor Saeed está preso no Irã há quase cinco meses. Ele descreve esse período como uma “guerra psicológica, um período muito longo sem ver a família, em que enfrenta agressões físicas e ações cometidas para humilhar, insultar e ridicularizar” a sua fé. Ele afirma que extremistas e outros grupos em Evin "criaram outra prisão dentro dos muros da cadeia".

Em sua última carta pública, antes de sua condenação, o pastor Saeed declara ter ouvido que ele "vai ser enforcado" por causa de sua fé. Hoje, ele diz que ainda enfrenta "ameaças de morte" na prisão.
Pela primeira vez, o pastor Saeed reconhece que os espancamentos e a tortura têm o objetivo de levá-lo a renegar sua fé cristã - algo que ele afirma que nunca irá fazer. "Eles estão apenas esperando por uma coisa... eu negar a Cristo", escreve ele. "Mas nunca terão isso de mim".

Um exemplo disso foi quando um companheiro de cela o agrediu porque o pastor estava louvando ao Senhor. Como o próprio pastor Saeed escreve: "É devido a estas terríveis condições que tenho necessitado imensamente da graça salvadora de Deus para que eu possa exalar o perfume de Cristo na prisão de Evin".

Estas são as situações que ele terá de enfrentar todos os dias nos próximos oito anos de sua pena. O pastor Saeed, um cidadão dos Estados Unidos, está sendo forçado a submeter-se a  momentos terríveis.

Ao receber a comovente carta de seu marido, Naghmeh, a esposa do pastor, disse:

    Dói o coração saber das agressões e tortura contínuas contra Saeed na prisão iraniana. Nós já sabíamos há algum tempo que ele tem enfrentado abuso físico e psicológico. Agora, nossos piores temores se confirmaram. Ele continua a correr risco de vida nas mãos das autoridades iranianas simplesmente por causa de sua fé em Jesus. Estas são condições terríveis, e ele continuará a enfrentá-las durante o tempo em que cumprir sua sentença de prisão no Irã. Saeed é um cidadão norte-americano que está sendo pressionado a negar sua fé com a promessa de ficar livre se aceitar abandonar a sua crença em Jesus. Temos visto essa tática sendo usada no passado. Saeed nunca vai renegar sua fé em Jesus - mesmo que isso signifique passar por torturas e abusos. Nossa preocupação principal é com sua saúde e bem-estar, com o passar do tempo. Sabemos que, ele pode estar muito fraco fisicamente, mas Saeed é forte em sua fé. Sua situação é terrível e com o abuso continuo e ameaças de morte, não temos certeza de quanto tempo Saeed vai sobreviver nestas condições horríveis da prisão. A coisa mais importante que podemos fazer é orar, continuar a aumentar a conscientização sobre o seu caso e continuar a trabalhar para a sua liberdade.
Abaixo está a carta completa do Pastor Saeed, traduzida para o português - um poderoso testemunho de perseverança em face a uma perseguição indizível:

    Escrevendo do meu coração.
    Meus queridos amigos,
    As condições aqui estão tão difíceis, que os meus olhos chegam a ficar nublados, meu corpo não tem forças para andar e meus passos se tornam muito fracos e trêmulos.
    Diversos grupos praticam tortura, guerra psicológica, já estou há quase um ano sem ver minha família, sofro violência física, ações são cometidas para me humilhar, suporto insultos, ser ridicularizado, ser confrontado com extremistas que criaram outra prisão dentro dos muros de Evin e os ameaças de morte ...
    É interessante observar que, por eu ser um pastor cristão, estou sendo cuidadosamente vigiado. Eu tenho que sorrir para eles, apesar do que está sendo feito e entender por que eles estão fazendo todas estas coisas. Mas, claro, posso ver claramente o que está acontecendo e já que eu quero servir a Deus, vejo todas essas dificuldades como oportunidades de ouro para servir. Há “recipientes” vazios que estão sedentos por um gosto da Água Viva, e podemos matar essa sede, dando-lhes Jesus Cristo. Talvez você também esteja em tal situação, então ore e busque a Deus que Ele ira usá-lo e direcioná-lo para aguentar as pressões e dificuldades da vida.
    Há aqueles que são inimigos da Bíblia e não querem ouvir a palavra. Eles estão tentando me colocar sob tais pressões terríveis (que são, por vezes, insuportáveis) para que eles possam me mostrar que minha fé é vazia e irreal. E depois de todas essas pressões, depois de todos os pregos que eles têm pressionado contra as minhas mãos e pés, eles estão apenas à espera de uma coisa... que eu negue a Cristo. Mas eles nunca vão ter isso de mim. Pois a Bíblia é a verdade e eles estão no caminho da destruição.
    Há outro grupo que não conhece o verdadeiro Evangelho. Em vez de realmente ouvir e meditar na Palavra de Deus, eles estão apenas esperando para ver como eu reajo a todas as pressões e perseguições. O que vai sair de mim durante este tempo intenso? Mas, novamente, esta é mais uma oportunidade de ouro para me fazer brilhar a luz de Cristo neste mundo escuro e deixar que Deus me use.
    Ontem, quando eu estava entoando canções de adoração, e o líder de minha cela me atacou, a fim de me impedir de louvar, em resposta eu o abracei e lhe mostrei o amor. Ele ficou chocado.
    É durante esses momentos que eu preciso imensamente da graça salvadora de Deus para que eu possa ser o perfume de Cristo na casa escura da prisão de Evin. Tenho visto muitas vezes a Estrela da Manhã brilhando na escuridão da prisão e Suas obras incríveis e sobrenaturais. Oh, que lindo é ver a luz da Estrela da Manhã de Cristo em meio às trevas.
    Eu o amo! Ele é Gracioso, Misericordioso e Justo para mim. Agora eu sei que não fui esquecido e que estamos juntos neste caminho. Deus tem me dado graça.
    Esta é minha mensagem para a Igreja: Mantenha-se forte para a Glória de Deus. Ele vai voltar em breve! Fique com Deus e dê o seu melhor para Seu Reino.
Pastor Saeed, servo de Jesus Cristo em cadeias para a resistência do Evangelho.
Eu amo todos vocês.

MINHA HOMENAGEM

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. Pv 31:10

QUANDO
Há um perfume suave no ar...
Há um toque de sutil beleza...
Há um carinho inesperado...

É SIMPLESMENTE PORQUE
Há virtude...
Há graça...
Há amor em forma de mulher!

E quando tentaram reduzir sua importância, desprezar o seu valor e anular a sua força, Deus entrou em cena.

Sem Getsêmani não haveria a opção do Cristo por nós.
Sem o Calvário não haveria a remissão pelo Sangue.
Sem o sepulcro vazio não haveria a vida eterna.

Mas tudo começou no "Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra.
Lucas 1:38

Por tudo isso, mulheres, nosso muito obrigado!

Bj no coração
Pr Ricardo Espindola

quinta-feira, 7 de março de 2013

Tá aí... gostei...


O caminho é este, de forma esclarecida e direta.
Beijo no coração.

Pr Ricardo Espindola


NOSTRADAMUS, BENTO E O FIM (Parte 3)

A RENÚNCIA DO PAPA BENTO XVI
O jogo de poder por trás do Vaticano




Há um ano e quatro meses o jornal romano Il Fatto Quotidiano, publicou uma frase atribuída ao cardeal Paolo Romeo em uma viagem à China. "O papa vai morrer daqui a um ano", disse. Bento XVI foi notificado através de uma carta enviada por testemunhas da declaração. Quando Romeo soube tratou de desmentir e desacreditar o documento, que passou a ser considerado uma farsa, ficando o caso por isso mesmo.

Esse fato trás a tona uma realidade, de que existem intrigas dentro das paredes do Vaticano. E disputas pesadas. E a tese mais aceita hoje é a de que elas colaboraram sim, para a renúncia do papa.

Um segundo escândalo, dessa vez não encoberto, envolveu o todo poderoso secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Tarciso Bertone. Em uma carta, cujo remetente era o arcebispo Carlos Maria Vigano, Bertone foi avisado de esquemas de corrupção envolvendo obras e o suspeita de lavagem de dinheiro no banco do Estado do Vaticano, o IOR. Daí em diante uma sucessão de vazamento de documentos expuseram o lado feio da Igreja, como corrupção, entre outras suspeitas de pecados graves. Esse vazamento ficou conhecido como "Vatileaks".

Há quem diga que Bento XVI optou pela renúncia ao perceber as dificuldades e riscos que a Igreja passa, em um dos mais conturbados momentos da sua história. Sendo que, ainda lúcido, poderia tomar a decisão que era mais certa para salvar a instituição a que sempre foi fiel. A renúncia era melhor do que correr o risco de que se ele perdesse a lucidez, vide João Paulo II, deixaria o Vaticano sem comando justamente num momento crítico como esse.



Analisando assim, Bento teve durante sua trajetória, fosse como cardeal, fosse como papa, uma postura séria, responsável e abnegada com relação ao seu sacerdócio e chamamento.

Em suma, um homem admirável em sua humanidade e um servo exemplar de sua causa.

segunda-feira, 4 de março de 2013

NOSTRADAMUS, BENTO E FIM (Parte 2)

AS PROFECIAS



A Morte de Henrique II


De uma maneira altamente simbólica, Nostradamus tentou alertar sua protetora, Catarina de Medicis, da morte de seu marido Henrique II:

“O jovem Leão vencerá o velho
No campo de batalha num único combate
Trespassar-lhe-á os olhos
Na sua jaula de ouro
Duas feridas numa, padecerá de uma morte cruel.”

O emblema heráldico de Henrique II trazia um Leão. Em 1559, travou uma luta amigável com um oficial da Guarda Escocesa de nome Montgomery, quando a lança do oficial atravessou acidentalmente a viseira de seu elmo dourado (a jaula de ouro), ferindo Henrique II nos olhos e na garganta. Henrique morreu depois de dez dias de sofrimento.


A predição da existência de Hitler e da Segunda Guerra Mundial

“A liberdade não será reconhecida
Um ousado, negro, orgulhoso e iníquo homem a ocupará
Quando o material da ponte estiver acabado
A República de Veneza será molestada por Hister.”

A palavra Hister é, na verdade, Hitler, com uma letra trocada. Hister pode também ser uma referência à histeria, conhecida característica do obscuro e cruel homem que ocupou o poder alemão. Hister também é um nome antiquíssimo do Danúbio e, em 1941, o New York Herald Tribute publicou: “de Sofia, Bulgária, informam-nos da Ponte Nazista sobre o Danúbio”. Um mês depois que a ponte ficou pronta, Hitler e seus homens invadiram a Itália.

Previsão da Revolução Francesa

“Entrarão nas Tulherias, onde quinhentos o coroarão com uma mintra. Será traído por alguém com titulo (de nobreza) de sobrenome Narbone e por outro chamado Saulce, que terá azeite em barris.”

Em 20 de julho de 1792, no Palácio das Tulherias, 500 marselheses obrigaram o rei Luis XVI a colocar o gorro frígio (mitra), símbolo revolucionário, como deboche ao seu fim. O Conde Narbone-Lara, ex-ministro da guerra, havia renunciado pois não conseguiu controlar o exército que traiu o rei. O outro traidor, chamado Saulce, deteve Luis XVI quando tentava fugir para se reunir às tropas que ainda tinham lealdade a ele. Curiosamente, Saulce era vendedor de azeite e sabão.


A existência de Napoleão Bonaparte

“Um imperador nascerá perto da Itália
De simples soldado, chegará a Império
Manterá o controle da Igreja
Nos catorze anos que mantiver o comando.”

Napoleão nasceu na Córsega, na Itália. De subtenente de artilharia chegou a Imperador. Controlou a Igreja. Em 1809 mandou prender o Papa para anular seu casamento com Josefina. Nostradamus previu também suas principais campanhas, sua derrota na Rússia e seu exílio na Ilha de Elba.





A bomba atômica de Hiroshima

Se analisarmos com atenção esses versos, poderemos perceber que coincide com a explosão de uma bomba atômica.

“Será encerrado fogo vivo, morte escondida,
dentro de balões espantosamente horríveis.
À noite a cidade naval será reduzida a pó.
A cidade em chamas, o inimigo indulgente.”

Aqui ele descreve armas capazes de destruir uma cidade inteira.

A renúncia de Bento XVI e o “ataque” de meteoritos na Rússia

Leia o texto que nos faz supor que se refere à renúncia do Papa Bento XVI e o acidente na Rússia causado pelos meteoritos.

“O Homem de Roma deixará seu posto
A fé humana se cobrirá com um véu
A morte revelará seu rosto
Enviando rochas e fogos do céu
O reino do Czar sentirá o primeiro corte
E no mundo todo impedirá a morte
O morto abandonará o caixão
Para devorar a carne do irmão.”

NOSTRADAMUS, BENTO E O FIM (Referências)

A primeira parte publicada tem como fonte o site do TERRA

NOSTRADAMUS, BENTO E O FIM (Parte I)

QUEM FOI NOSTRADAMUS?


Seu nome era Michel de Nostradame ou Miquèl de Nostradama. Médico, sagitariano, nascido em 14 de dezembro de 1503 em Salon de Provence, França. Há controvérsias sobre sua formação. Alguns estudos dizem que foi médico, outros que nunca concluiu os estudos em medicina, formando-se como farmacêutico e boticário. Praticante da astrologia e da alquimia, sofria de epilepsia psíquica e de alguns problemas ósseos e pulmonares. Como estudante de medicina e depois farmacêutico, lutou bravamente, com ótimos resultados contra a peste negra que assolou a Europa, através de práticas de higiene pessoal. No entanto, a vida levou sua esposa e filhos por meio dessa doença.

Foi o mais velho dos 8 filhos do casal Nostradame.

Nostradamus ficou conhecido historicamente por seus estudos astrológicos e pelos seus dons proféticos. No entanto, até hoje os métodos de que ele se utilizava para decifrar suas profecias são desconhecidos. O que se sabe, mesmo assim de maneira não muito clara, é que ele detinha conhecimentos ocultos que aprendia através de um antiquíssimo livro de grande poder. E que, depois de escrever sua última profecia, o destruiu. Mas, como tudo o que envolve Nostradamus, desconhece-se a veracidade desse fato. 

A partir da perda de sua família pela peste, Nostradamus, depois de tempos de desespero e depressão, deu uma virada em sua vida. Casou-se pela segunda vez e teve 6 filhos e foi a partir dessa época que começou a se dedicar mais seriamente aos estudos astrológicos e às artes proféticas.

Por mais de dez anos publicou anualmente almanaques, o que trouxe a ele riquezas e muita fama. Ao mesmo tempo, começou a escrever suas Centúrias. Seus almanaques traziam estudos astronômicos e astrológicos que auxiliavam, e muito, agricultores com suas colheitas e a burguesia e homens de negócios, desvendando as influências astrológicas sobre os acontecimentos no mundo. Nostradamus era também muito respeitado pela nobreza, ganhando através dos anos uma reputação sólida e estável. 

Alguns estudos dizem que o aprofundamento nas ciências esotéricas e ocultistas deu-se pela saudade e dor que nutria pela perda de sua primeira esposa e filhos. Durante o dia dava consulta aos que o procuravam e era durante a noite que ele se refugiava em seu estúdio para praticar rituais ocultos e seus dons proféticos.


Ele sempre afirmou que suas profecias não eram absolutas, mas avisos de prevenção à humanidade. Ele sempre afirmou que tudo o que ele profetizava podia não acontecer, caso a humanidade mudasse o rumo de seus atos e comportamentos. Todas as visões de Nostradamus são carregadas de um simbolismo místico quase impossível de se desvendar, tal sua complexidade.

Vale sempre lembrar que a Santa Inquisição católica, com suas absurdas torturas e mortes sem justificativas, era contra qualquer prática mística, incluindo a “inofensiva” astrologia. E era exatamente por isso que ele escrevia suas profecias em forma de versos e quase ininteligíveis à consciência comum. Mas mesmo assim, não fosse pela proteção da rainha Catarina de Médicis, Nostradamus teria acabado queimado na fogueira como tantas pessoas em sua época.



Conheça eventos importantes que foram descritos por Nostradamus e sucederam, lembrado que Nostradamus antecipou a existência de quase todos os reis da França, a morte de vários Papas, Napoleão Bonaparte, Hitler, De Gaulle, Mussolini, inclusive o assassinato de John F. Kennedy.




1. A morte de Henrique II foi detalhada pelo astrólogo.
2. A previsão da existência de Hitler 5 séculos antes de tudo acontecer.
3. Previsão certeira da Primeira e Segunda Guerras Mundiais.
4. Previsão da existência de Napoleão, com a descrição de detalhes físicos.
5. A fundação dos Estados Unidos da América 500 anos antes de sua existência.
6. O assassinato de John F. Kennedy.
7. A existência de armas nucleares, de submarinos e helicópteros, aviões.
8. A ocorrência de uma terceira catástrofe de escala mundial.

Obs: Há quem afirme que o atentado de 11 de setembro também se encontra previsto nas suas profecias, mas ainda existe muita controvérsia quanto à autenticidade de seus escritos que, como muitos documentos antigos, já foram adulterados.

ORAÇÃO

"A oração de um justo pode muito em seus efeitos."
Tiago 5:16












Em momentos de vendaval, algumas pessoas sempre chegam e dizem: não posso fazer muito, só orar...
A verdade é que: oração é tudo!!!
É a grande arma e força do crente em Cristo, para vencer e superar.
Não subestime, e sim superestime sua oração!
Ela é a chave da sua vitória.
Pense nisso..
Ora mais..
Deixe de ser espectador e seja ator!
Beijo no coração.
Pr Ricardo Espindola






SIMPLES assim...

Amados,
A cada dia mais me impressiono com a simplicidade do Evangelho!
E me pergunto por que o complicamos tanto?
Orar sem cessar e vigiar para não cair em tentação... pra que mais tantas inovações.
Evangelho é poder de Deus pra salvar o perdido e ponto final.
E Cristo é a encarnação plena do amor de Deus.
Simplifique sua vida em Deus..
Beijo no coração.
Pastor Ricardo Espindola

JUSTA HOMENAGEM



MONTEZUMA

Eu sou abençoado pela família que tenho.
Sou abençoado pela Igreja a qual pertenço.
Sou também abençoado pelos amigos-irmãos que, ao longo da vida ganhei...
E em especial nesta semana, sou abençoado por ter como meu amigo, braço direito, companheiro de lutas e vitórias meu irmão Marcontoni B. Montezuma!
Queridão, sem palavras pra agradecer aos Céus, por ter colocado sua vida nesta terra. Você é "o cara" que muitas vezes tem feito diferença na minha vida pessoal e no ministério.
Parabéns neste dia que é seu.
Seu amigo e irmão pra todas as horas.

p.s. o Haiti tb te agradece
Se até eles conseguem, não custa tentarmos...
Porque "é bom que os irmãos vivam em união." Sl 133

VIDA DE PASTOR







Amor... o Evangelho do Senhor Jesus se resume nessa palavra muitas vezes usada de forma tão banal.
Mas tenho visto, sentido e vivido isso na nossa Batista Central.
Hoje, domingo de ceia, uma igreja lotada, e leve, e quebrantada.
Essa é a maior recompensa que um pastor pode esperar no Santo Ministério.
Beijo no coração, ovelhas.
Pr Ricardo Espindola