Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

PENSANDO NISSO...

Nunca deixe minhoca virar cobra!
Acabar com a primeira sempre será mais fácil.

TRADIÇÕES DE NATAL

Fonte: MSN.com.br






É Natal! O fascínio provocado pelas luzes multicoloridas dos pinheiros chega ao seu ponto máximo. A época mágica traz consigo tradições milenares e muitos personagens. Quem nunca colocou o sapatinho na janela à espera do Papai Noel? O faz de conta, passado de geração para geração, parece ganhar vida e se torna realidade. E ainda emociona muita gente... Mas você conhece os significados dessa data tão especial?
Antes do nascimento de Jesus já existia uma comemoração pagã que homenageava o fim do inverno e era celebrada em datas variadas ao redor do mundo. No século IV a.C, o Papa Julius I, com a intenção de substituir os rituais pagãos por festas cristãs, fixou a data da celebração para o dia 25 de dezembro. Surgia, assim, a festa no nosso calendário.
Segundo Hildo Conte, teólogo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, as heranças culturais estruturaram as várias formas de celebrar o nascimento de Jesus. As tradições envolvidas na comemoração foram se renovando no decorrer dos séculos. Algumas culturas, inclusive, usam aspectos regionais para marcar as festividades.
Panetone: O Natal por si só já remete às tradições familiares, como a reunião de gerações para a ceia. Para os adultos, este momento é o ponto alto da noite. O peru, a rabanada, as castanhas portuguesas, frutas variadas, nozes, avelãs, amêndoas e passas enfeitam a mesa. O destaque fica por conta do panetone, bolo recheado de frutas secas que é uma tradição do Natal italiano, mas que foi incorporada à nossa cultura. Existem algumas versões para a sua criação. A mais forte diz que o produto foi inventado no ano 900, em Milão, por um padeiro chamado Tone. Por isso, o bolo teria ficado conhecido como pane-di-Tone.
Árvore de Natal: Depois do jantar, a estrela da noite é a árvore, simbolizada por um pinheiro enfeitado de luzes e bolinhas coloridas. Para os cristãos é a reunião de dois símbolos religiosos: a luz e a vida. Uma a lenda conta que havia três árvores próximas local onde Jesus nasceu: uma oliveira, uma tamareira e um pinheirinho, que desejavam honrar o recém-nascido. A oliveira ofereceu ao menino suas azeitonas, e a tamareira suas tâmaras, mas o pinheirinho não tinha nada a ofertar. Lá do alto, as estrelas desceram do céu e pousaram sobre os galhos do pinheirinho oferecendo-se como presente. Na ponta da árvore de Natal brilha a Estrela de Belém, que simboliza a estrela guia dos magos e sábios do Oriente.
Presentes: O destaque para a árvore de Natal não é só por sua beleza, mas também pelo que está depositado aos seus pés. Embrulhos de todas as formas e tamanhos vão tomando a forma de desejos, o que, de certa forma, fez com que um pouco do real significado do Natal fosse perdido. O consumismo toma conta dessa época. A indústria e o comércio ficam eufóricos. "O capitalismo, com habilidade, mercantilizou o Natal. A festa não é mais a mesma de antigamente. A sociedade passou de atitudes ingênuas e mágicas e tornou-se mais crítica", analisa Hildo.
Papai Noel: Para as crianças, a espera é pelo Papai Noel. Para elas, este é o verdadeiro símbolo da festa. Sem o Bom Velhinho a data não teria a menor graça! Uma lenda conta que São Nicolau, no dia de sua festa, em 6 de dezembro, passava de telhado em telhado depositando presentes nas meias colocadas nas chaminés. Nicolau foi substituído em alguns países por outra lenda. "Na minha cultura familiar, não existia Papai Noel, era o próprio menino Jesus que vinha trazer presentes na noite de Natal. Esperávamos com muita expectativa", conta Hildo, cujas tradições vêm do Vêneto, região no norte da Itália. A união dos contos resultou na história de hoje, sabida de cor pelos pequenos.
Presépio: À meia-noite também é a hora de colocar o menino Jesus na manjedoura do presépio. De acordo com a tradição católica, o primeiro presépio foi criado por São Francisco de Assis, no século XIII, em 1223, na região da Úmbria. Era feito de palha e representava o ambiente do nascimento de Jesus, com pessoas e animais reais. Hoje, muitas famílias recriam o cenário. Ao redor do mundo, durante a época festiva, coroas ou guirlandas são feitas com ramos de pinheiro e enfeitadas com quatro velas para esperar a chegada de Jesus. Estas velas simbolizam as grandes etapas da salvação, a fé, o amor e a vida. Os sinos representam o respeito ao chamado divino e o ponto de comunicação entre o céu e a terra.
Entretanto, o que realmente importa é que o significado da data esteja diariamente fazendo parte de nossa vida. De acordo com Hildo Conte, o Natal não é apenas uma mensagem, mas alguém. "Natal é Jesus Cristo. O decisivo nisto é a fé. Se creio em Jesus, então o significado é a presença do próprio Deus no mundo, assumindo e redimindo as criaturas. Assim, Natal é a certeza de que a vida tem sentido, tem projeto, tem autor, tem amor", finaliza.

Guirlanda: Na Roma e Grécia, a guirlanda era símbolo de fertilidade e vitória, mas sua origem mais próxima do espírito natalino remete a práticas populares dos povos germânicos. Durante o dezembro frio e escuro europeu, eles se reuniam em torno de coroas de velas, que representavam a esperança da chegada da primavera e o retorno da luz do sol.

Na própria Alemanha, por volta do século XVI, surgiu a adaptação do significado das guirlandas para o cristianismo. Hoje, elas são usadas como símbolo do Advento, ou seja, da vinda de Cristo à Terra. O círculo da coroa de flores simboliza a eternidade. Segundo a tradição, dentro dos ramos se encontram quatro velas que devem ser acesas em todos os domingos do mês de dezembro.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

HAITI

CASA BRASIL
Entre, a Casa é sua!

Um sonho pode nascer no coração de um homem, mas a realização desse sonho na maioria das vezes depende de outros que acreditem, e acima de tudo, de Deus que concretiza.
A todos que contribuiram e foram operosos na transformação do sonho da Casa Brasil em realidade, o meu muito obrigado.



E meu profundo agradecimento ao pastor Maxis Blanc e sua esposa madam Mimose, por nos terem acolhido, e permitido sermos úteis no seu ministerio. E por hoje terem se transformado em irmãos amados.

Pensando nisso...


quarta-feira, 30 de novembro de 2011

E NÓS FICAMOS PASSIVOS...


Universidade Federal reprova trabalho científico por conter agradecimento a Deus


A estudante foi orientada a tirar a citação, mas insistiu e teve sua pesquisa rejeitada.



Uma estudante da Universidade Federal Rural de Pernambuco teve seu trabalho científico reprovado por ter colocado um agradecimento a Deus. A aluna que é evangélica recebeu a orientação de retirar a citação de seu trabalho para que ele fosse aceito.
O estudo recusado falava sobre os produtores de leite e os orientadores do curso já haviam solicitado para que ela retirasse o agradecimento do trabalho, na justifica da universidade está escrito: “Seu trabalho não foi aceito (…) agradecimentos devem ser relacionados à pesquisa e não a Deus”.
A estudante evangélica que está no oitavo período de Medicina Veterinária não quis comentar a decisão da universidade, mas seus colegas não concordam com a reprovação do trabalho e nem mesmo o vice-diretor do curso que fez a orientação concordou com a decisão da direção da instituição.
Diante do fato líderes católicos e evangélicos protestaram classificando a ação da Universidade Rural de Pernambuco como “intolerância religiosa”. O fato chegou aos meios de comunicação e virou uma reportagem do Jornal do SBT. Depois da carta de apoio dos religiosos a instituição de ensino voltou atrás e aceitou o trabalho da aluna.

DON'T CRY FOR ME ARGENTINA...



Argentina: deputados autorizam transexuais a escolher gênero
30 de novembro de 2011  22h10  atualizado às 22h40

comentários
13

Os travestis poderão usar uniforme feminino nas forças de segurança da Argentina por conta de uma resolução do governo que procura responder "diferentes reivindicações" neste sentido, informaram nesta quarta-feira fontes oficiais. Trata-se de uma norma ditada pelo Ministério Argentino de Segurança que "toda pessoa que se identifica como mulher passará a usar uniforme feminino e trajes de banho e roupas de mulheres", declarou a diretora de Direitos Humanos da entidade, Natalia Federman, a meios de comunicação locais.
A medida foi tomada para "reconhecer e respeitar as pessoas de acordo com a identidade adotada", o que faz com que os policiais e membros do resto das forças de segurança possam usar o nome e realizar as tarefas de acordo com o gênero com o qual se identificarem. "Não são muitos os casos, mas existem. Soubemos de casos de membros que pediram algum tipo de assessoria. E a partir das diferentes reivindicações fomos buscando soluções em exemplos de fora do país", declarou Federman.
A resolução também atinge os presos, por isso, os travestis detidos ficarão hospedados em uma cela de acordo com o sexo com o qual se identificarem. Para aqueles que "não se identificam com os sexos masculino e feminino" está previsto o alojamento em celas separadas, acrescenta a resolução do Ministério.

PAÍS DAS MUITAS LIBERDADES...




O STF começa um debate importante para o país. Com relato de Dias Toffoli, decide-se acerca das liberdades de veiculação de programações televisivas sem a tutela do Estado, com o papel de censor. Segundo o relator, o brasileiro é capaz de fazer as seleções corretas de programação, em especial pra os menores. 

Impressiona-me, sob um olhar simplório, que o Estado se exima de impor limites para os exageros perpetrados por veículos de comunicação que não se compromissam com o bem estar social, e a unidade do núcleo familiar, base da nossa sociedade.
Um país equilibrado, que tem instituições estáveis e respeitáveis, com ocupantes dignos das suas investiduras públicas, como o Reino Unido, não se dá o direito disso.
Já no Brasil...

Fonte: terra.com.br

Reino Unido: anúncio em ônibus é banido por ser muito "sexy"
30 de novembro de 2011 • 08h55 •  atualizado 09h15


Anúncio foi considerado impróprio para exibição na lateral de ônibus
Foto: Divulgação

Um anúncio de lingerie da Marks & Spencer foi proibido de ser veículos em ônibus do reino Unido por se muito "sexy", segundo o órgão regulador de propagandas do país. A peça inserida na lateral dos tradicionais ônibus londrinos de dois andares mostra uma mulher de calcinha e sutiã ajoelhada na cama.
O órgão regulador recebeu 15 reclamações sobre a imagem, dizendo que mostrava a mulher como um objeto e insinuava sexualidade, o que o tornava impróprio para a lateral de um ônibus. "Consideramos que a imagem é de natureza muito sexual e, portanto, imprópria para a exibição em lugares públicos, onde poderia ser vista por crianças", afirmou a agência reguladora.
Em sua defesa, a Marks & Spencer afirmou que a imagem não era ofensiva, sexual ou objetificante, e que faz parte de uma campanha simples para vender seus produtos.
Terra

terça-feira, 29 de novembro de 2011

SILAS MALAFAIA É DESTAQUE NO NEW YORK TIMES


28 / novembro / 2011 - 23:06

Silas Malafaia é destaque no The New York Times

Um dos jornais mais importantes do mundo comparou a influência do pastor Malafia com a de Edir Macedo e R R Soares


pastor Silas Malafaia foi destaque na edição do último sábado (26) do jornal The New York Times. Uma extensa matéria, escrita pelo correspondente Simon Ribeiro, destacou a popularidade dos livros e Dvds de pregação de Malafaia, bem como seus programas que hoje são dublados em inglês e transmitidos pelos canais de TV a cabo Daystar e Trinity Broadcasting Network.
O jornal americano o comparou a Edir Macedo e R. R. Soares, classificando-os de “líderes evangélicos que comandam grandes impérios”. Mencionou também as longas horas de programação televisiva que seus programas ocupam.
Porém, o grande destaque foi dado à “guerra” que ele vem travando contra seus inimigos: os líderes do movimento gay do Brasil, os defensores do direito ao aborto e ao que apoia a descriminalização da maconha.
Há o reconhecimento da força de suas palavras e capacidade de mobilizar milhares de pessoas que foram, por exemplo, até Brasília para uma passeata na capital contra o projeto de lei que visa punir qualquer tipo de discriminação contra os homossexuais, a PL 122.
Algumas declarações de Malafaia receberam atenção especial como “Eu sou o inimigo público n º 1 do movimento gay no Brasil”, algo que ele tem repetido diversas vezes. Mencionou também o ensaio escrito pela jornalista Eliane Brum para a revista Época, que mencionava das dificuldades de alguém ser ateu num Brasil cada vez mais evangélico e sua críticas ao que chamou de “disputa cada vez mais agressiva pelas quotas de mercado” entre as grandes igrejas.
Durante uma entrevista em Fortaleza, Malafaia teria chamado Elaine Brum de “vagabunda”, e enfatizou que “os ateus comunistas” em países como União Soviética, Camboja e Vietnã foram responsáveis por mais mortes do que “a guerra produzido por questões religiosas.”
Andrew Chesnut, especialista em religiões latino-americanas e professor da Universidade Commonwealth da Virginia, comparou Malafaia ao pastores mais conservadores dos EUA. “Ele é como Pat Robertson, no sentido de ser pioneiro no movimento que introduziu a direita evangélica na política nacional”, disse Chesnut.
O New York Times ressaltou o crescimento da influência dos evangélicos no país, inclusive na política e afirmou que enquanto o Brasil ainda tem o maior número de católicos romanos no mundo, passou a rivalizar com os Estados Unidos na quantidade de pentecostais.
A recente controvérsia do pastor Malafaia com a revista Época no tocante ao uso da palavra “funicar” numa declaração contra Toni Reis, um dos líderes nacionais do movimento de defesa dos direitos gays. A palavra foi grafada pelo repórter como “fornicar”, causando uma onda de piadas no Twitter e ataques de todo tipo. Embora a revista tenha se retratado, o episódio rendeu muitas críticas ao pastor.
Explicando que não tem pretensões de concorrer a cargos eletivos, Malafaia explica: “Deus me chamou para ser pastor e não vou trocar isso para ser um político.”
Na entrevista noticiada pelo jornal há uma citação que mostra a importância do pastor, que teria sido procurado por vários políticos atrás de seu apoio, inclusive a então candidata Dilma Rousseff.
Malafaia conta que respondeu: “‘Eu não tenho nada pessoal contra você. Acho até que você é uma mulher inteligente e qualificada. Mas como posso votar em você se passei quatro anos lutando com um grupo de seu partido que lançou um projeto de lei para beneficiar os gays?”.
O jornalista afirmou, no final da matéria, que a formação de Malafaia e de sua esposa, em psicologia o ajuda quando sobe ao púlpito para fazer “sermões carregados de lições de auto-ajuda e perseverança”.
A reportagem não deixou de mencionar que ele vive a prosperidade que prega, classificando-o de “milionário” e que possui uma luxuosa Mercedes-Benz, além de um jatinho Gulfstream, que traz escrito “Favor de Deus” na fuselagem. O pastor explicou que comprou usado e rebateu: “O papa voa em jumbo. Mas, se um pastor viaja em um avião a jato usado, é considerado um ladrão.”
Traduzido e Adaptado por Gospel Prime de The New York Times