Pesquisar este blog

sábado, 1 de outubro de 2011

HAITI


Celso Amorim anuncia saída de 257 militares brasileiros do Haiti

29/09 às 15h32 Agência BrasilValor
Celso Amorim foi ao Senado nesta quinta-feira - Foto de Ailton de Freitas
BRASÍLIA - O Brasil deverá começar a retirar, a partir de março do ano que vem, 257 militares que estão na missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti. Segundo o ministro da Defesa, Celso Amorim, a ONU deverá aprovar em outubro a retirada de 1.600 pessoas que atuam na missão de paz do país caribenho. A maior parte dos militares que deverá deixar a ilha chegou ao Haiti depois do terremoto que devastou o país, para dar reforço aos que já atuavam na pacificação.
Amorim disse que o Brasil será o país que menos reduzirá seu efetivo no Haiti - que atualmente varia entre 2,2 mil e 2,3 mil militares. O mandato brasileiro como chefe da missão também passará por votação para ser renovado. Para o ministro, a saída das forças de paz deverá ocorrer gradualmente, de modo a entregar o Haiti para o seu próprio governo, de maneira responsável.
- Não devemos e não queremos nos eternizar no Haiti, mas também não vamos sair de maneira irresponsável - observou o ministro, que participou de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores do Senado.
Entre o efetivo brasileiro que continuará Haiti estão os militares do batalhão de engenharia. Eles têm atuado na reconstrução de pontes, poços artesianos, produção de energia, entre outras obras emergenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog é aberto para todos. Porém ao realizar seu comentário gostaria que vc se identificasse.