Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de novembro de 2011

CUIDADO COM O QUE VOCÊ LÊ NA INTERNET


É MENTIRA!

FONTE: www.e-farsas.com

Cena Chocante! Cristãos queimados vivos! Verdadeiro ou falso?

POSTADO POR GILMAR LOPES 11 COMENTÁRIOS
E-mail acompanhado de foto afirma que cristãos estão sendo queimados vivos por muçulmanos sunitas da Nigéria. Será que isso é real? Veja o que descobrimos!
No final de setembro de 2011, uma história terrível começou a circular na web. De acordo com a notícia, cristãos estão sendo queimados vivos na Nigéria por muçulmanos sunitas. A foto que acompanha o texto mostra muitos corpos carbonizados, deitados no chão.
A imagem que ilustra a notícia é essa:

Cristãos seriam queimados por muçulmanos na Nigéria! Será verdade? Foto enviada por e-mail e alterada pelo E-farsas.com
A imagem é mesmo chocante!

O texto afirma que:
Cristãos queimados vivos por muçulmanos sunitas da Nigéria.
Notícias como essa, que deveriam estampar a primeira página dos jornais, são solenemente ignoradas pela grande mídia. Vamos divulgar!!!
Merece a atenção e divulgação de todo aquele que professa a fé em Jesus Cristo!!!
Um verdadeiro absurdo! Triste demais, mas a pura realidade!
Divulguem. Espalhem esta notícia. Vamos fazer a nossa parte!
Mas será que isso é verdadeiro ou falso!

A foto

Uma simples e rápida pesquisa pela web revelou que a foto não tem nada a ver com cristãos queimados por muçulmanos na Nigéria. A imagem mostra, na verdade, o resultado de um acidente que ocorreu em 2010.
De acordo com vários jornais como, por exemplo, O Estadão, o holandês DeMorgen e o Afrik (em inglês), no dia 1° de julho de 2010, a explosão de um caminhão-tanque de combustível matou 230 pessoas e feriu pelo menos outras 100 na República Democrática do Congo.
O jornal O Globo conta que algumas pessoas morreram enquanto estavam tentando roubar combustível que vazava do caminhão, mas a grande maioria das vítimas estava em casa – assistindo à Copa do Mundo – quando foram atingidas pelas chamas.
O governador da província de Kivu do Sul, Marcellin Cisambo, contou à imprensa que a explosão teria ocorrido quando o caminhão capotou e começou a derramar combustível, explodindo logo em seguida.
Os 2 jornais citados pelo E-farsas não mostraram fotos do acidente, mas o Isso é Bizarro – blog especializado em mostrar corpos dilacerados, queimados, fatiados e etc. – exibe essas e outras fotos do acidente. Quem quiser ver, é só clicar aqui para visitar o Isso é Bizarro (por sua conta e risco!).

Cristãos queimados

Apesar da foto não ter relação nenhuma com cristãos queimados na Nigéria, vale ressaltar que há várias notícias de ataques a cristãos não só na naquele país, como em várias partes do mundo. E o pior é que essa briga que dura anos e anos está longe de se resolver… Não seria um simples repassar de e-mail capaz de acabar com um conflito tão antigo e intenso.
Compact Direct News publicou no dia 20 de abril que um pastor e a sua esposa foram seqüestrados e mortos por extremistas islâmicos na Nigéria. O jornal também afirma que dias antes, 48 cristãos – incluindo 2 pastores – foram mortos com requintes de crueldade por um grupo de muçulmanos que invadiu uma igreja na cidade de Jos – capital do estado de Plateau, na Nigéria.
Como podemos verificar, a grande mídia não está ignorando esses ataques como o texto que circula pela web afirma. Acontece que repassando o e-mail, não estamos contribuindo muito. Como já mencionamos outras vezes aqui no E-farsas.com, é muito mais fácil para o leitor apenas repassar um e-mail – sem se preocupar em saber se suas informações são reais – do que tentar tomar alguma atitude mais, digamos, participativa.

Conclusão

Apesar de muitos cristãos (e não cristãos) realmente estarem sendo assassinados na Nigéria (e em outros países), a foto que acompanha a notícia foi tirada depois de uma explosão de um caminhão de combustível no Congo e não tem nada a ver com o fato citado no texto.  O simples ato de repassar um e-mail não colabora muito no fim de guerras religiosas como essas.

Sites citados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog é aberto para todos. Porém ao realizar seu comentário gostaria que vc se identificasse.