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segunda-feira, 12 de dezembro de 2011


De olho no tanque

Rodar com o combustível na reserva pode prejudicar o funcionamento do veículo


Rafaella Magna - Diario de Pernambuco
Publicação: 12/12/2011 12:03 Atualização: 12/12/2011 12:08
Seja por motivos financeiros, por esquecimento ou até mesmo preguiça de ir ao posto mais próximo, algumas pessoas criam o hábito de rodar com os últimos resquícios de combustível. Mas o que muitas delas não sabem é que andar sempre com o tanque na reserva pode trazer problemas futuros para o carro. Os riscos são grandes. Além disso, o condutor pode ficar sem gasolina, situação mais conhecida como pane seca, e, além do transtorno, acabar pagando multa por isso.

A velha mania de esticar para ver até onde o combustível vai chegar deixou a estudante Danila Duca, 24, parada no meio da rua, quando ela estava voltando da faculdade com um amigo."Por sorte, havia um posto de gasolina perto. Conseguimos um saco de emergência que alguns postos vendem e levamos o combustível até o veículo", diz a estudante.

Atualmente, a pane seca é algo muito difícil de acontecer, de acordo com o gerente de assistência técnica da revenda Meira Lins, Waltônio Cysneiros. "Porque, normalmente, no painel do veículo acende a "bombinha" mostrando ao condutor que o carro está entrando na reserva", diz o gerente. Normalmente, o tanque tem até 7 litros de combustível no momento que a luz aparece, segundo Cysneiros.
É importante parar em um posto para abastecer assim que a luz de reserva acende


O problema é que, muitas vezes, a pessoa insiste em andar com o veículo na reserva e termina perdendo a noção de quanto tempo está rodando. "Isso não é bom. Quando a luz acende é o limite máximo de andar com o automóvel. É um aviso para parar no posto mais próximo", avisa o gerente.

De acordo com o professor de engenharia mecânica da Universidade de São Paulo (USP), Ronaldo de Breyne Salvagni, o fundo do tanque de combustível vai acumulando sujeira, que é a região de reserva. "Essa sujeira pode ser sugada pelo sistema de admissão e entupir o filtro, prejudicando o funcionamento do veículo%u201D, explica Ronaldo. A reserva deve ser usada apenas para situações de emergência e pelo menor tempo possível.

A quantidade mínima de combustível que um veículo deve rodar vai variar de acordo com cada automóvel. "Mas, em geral, seria prudente abastecer novamente quando o tanque estiver com cerca de 1/8 de sua capacidade, uns 5 litros, para a maioria dos carros de passeio", diz. A falta de combustível também pode ser responsável por vários danos. Um deles é parar o motor e, se o veículo estiver em movimento, provocar acidentes. "Além disso, o processo de partida do motor após uma pane seca precisa retirar o ar do sistema de admissão, pode exigir várias tentativas de partida que podem acabar "afogando" o motor e contaminar o óleo de lubrificação com combustívl", explica o professor.

Saiba mais

Sujeito a multa

No artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro consta que ter o veículo imobilizado na via por falta de combustível é infração média com 4 pontos na carteira. Além disso, o custo da multa é de R$ 85,13. A medida administrativa é remoção do veículo. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), durante todo o ano de 2010 foram registradas 42 multas por pane seca.
http://correiobraziliense.vrum.com.br/app/306,19/2011/12/12/interna_noticias,44316/de-olho-no-tanque.shtml

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