Pesquisar este blog

sábado, 4 de fevereiro de 2012

BPA - Utilidade e segurança





Em setembro passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de mamadeiras e produtos voltados para lactentes contendo bisfenol A (BPA), decisão que entrou em vigor a partir de 1º de janeiro de 2012. A endocrinologista Fernanda Ramalho, diretora da Endoclinic, explica os perigos: “O bisfenol A é um composto químico que se comporta no organismo como o hormônio estrogênio. A ingestão da substância pode provocar puberdade precoce e infertilidade, além de aumentar a incidência de câncer de ovário e endométrio”.

Composto também está presente no revestimento de latas de alimentos 

União Europeia e países como China e Estados Unidos já tomaram medidas para restringir o uso do bisfenol A. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o BPA pode ser e ncontrado em embalagens e potes plásticas e também na resina epóxi que reveste latas de alimentos, com o objetivo de prevenir a ferrugem.

A endocrinologista Fernanda Ramalho explica que estudos em ratos comprovaram que “quanto mais cedo acontecer a exposição ao bisfenol A, maiores as chances de manifestação dos efeitos”. Apesar do parecer da Anvisa proibir apenas objetos plásticos que entram em contato com bebês, a médica recomenda que adultos também evitem exposição ao composto: “ O bisfenol A é perigoso em qualquer faixa etária. Em mulheres, a substância causa instabilidade na ovulação e aumenta a incidência de câncer de endométrio e ovário. Homens podem ter a produção de espermatozoides afetada, causando problemas de fertilidade. Gestantes também devem ter muito cuidado, já que o bisfenol A atravessa a placenta, afetando o sistema endócrino do bebê”.

Potes plásticos não devem ser aquecidos

Fernanda Ramalho explica que o bisfenol A é um composto instável, o que favorece a contaminação de alimentos acondicionados em embalagens compostas por policarbonato: “Potes plásticos aquecidos no microondas ou levados ao congelador liberam a substância nos alimentos”. Ela explica que já existem embalagens livres do composto, indicação que costuma constar no rótulo do produto.

Por Renata Demôro para o site GNT Saúde.


Bisfenol: Saiba como evitar a substância

1 - Mamadeiras: use mamadeiras e utensílios de vidro ou com a indicação "BPA Free", que significa livre de bisfenol.

2 - Conservação do plástico: descarte utensílios de plástico lascados ou arranhados, já que a liberação de bisfenol é maior nesses casos. Também evite lavá-los com detergentes fortes ou colocá-los na máquina de lavar louças.

3 - Enlatados: evite o consumo de alimentos e bebidas enlatadas, já que o bisfenol A é utilizado como resina epóxi no revestimento interno das latas.

4 - Aquecimento: jamais esquente bebidas e alimentos acondicionados em potes plásticos no microondas. O bisfenol A é liberado em maiores quantidades quando a embalagem é aquecido.

5 - Congelamento: evite levar ao freezer alimentos e bebidas acondicionadas no plástico. A liberação do composto também é mais intensa quando há resfriamento do plástico.

6 - Utensílios de cozinha: evite pratos, copos e outros utensílios de plástico. Opte pelo vidro, porcelana e aço inoxidável para o armazenamento de bebidas e alimentos.


7 - Numeração na embalagem: evite, principalmente, embalagens de plástico que contenham os símbolos de reciclagem com os números 3 e 7 em seu interior ou na parte posterior. Esta numeração indica que o produto contém BPA na sua composição.


Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog é aberto para todos. Porém ao realizar seu comentário gostaria que vc se identificasse.