Pesquisar este blog

domingo, 18 de dezembro de 2011

EU JÁ SABIA...

Atos secretos de Agaciel tiram cargo de Reguffe na Esplanada
Rebuscando antigas anotações de Bruno Seabra, uma espécie de primo-irmão do avô do meu avô, me deparo com um velho pergaminho amarelado pelo tempo, mas imune às traças que corroem imagens e máscaras de quem se apresenta supostamente imune a trapaças políticas.
É o texto Quase ministro, comédia em um ato do brilhante Machado de Assis. Uma história atual, no momento em que a presidente Dilma Rousseff se vê mais uma vez às voltas com problemas na sua equipe de assessores diretos.
Disposta a substituir Carlos Lupi no Ministério do Trabalho, a presidente determinou que se buscasse um nome sem manchas nos quadros do PDT. Alguém que ocupasse a cadeira na Esplanada dos Ministérios até o fim do governo, sem que sobre ele racaisse qualquer suspeita.
Não demorou e chegou-se ao nome do deputado brasiliense Antônio Reguffe. Afinal, pelo espaço que ocupa na mídia, o parlamentar é exemplo de dignidade. Avesso, como costuma dizer, a qualquer tipo de trapaça, ele apresentava-se consequentemente com o perfil de político íntegro, ideal para recompor a equipe ministerial.
Porém, já calejada com surpresas desagradáveis, a presidente mandou que fosse feita uma operação pente fino em torno do nome. Um Raio X completo. A partir daí, Reguffe, já avisado por amigos próximos que seria o primeiro representante de Brasília na equipe de Dilma, começou a ser cumprimentado, sendo cortejado para almoços e jantares.
Enquanto isso, o Palácio do Planalto investigava o pretenso escolhido. E descobriu que Reguffe, ao contrário do que se supõe, não é tão imune a erros. Dilma recebia no gabinete presidencial Carlos Lupi quando foi interrompida. Sobre sua mesa foi colocado um papel em que se lia que Reguffe não poderia ser ministro. É ficha suja.
O deputado foi servidor do Senado Federal. E, pior, funcionário fantasma. Foi nomeado por ato secreto de Agaciel Maia, então diretor-geral da Câmara Alta. Reguffe virou assessor de José Roberto Arruda quando o ex-governador do Distrito Federal era líder do PSDB.
Com a crise do painel eletrônico que provocou a renúncia de Arruda, o então assessor foi removido, novamente por ato secreto, para o gabinete do tio Sérgio Machado, tucano pelo Ceará, que ficou com a cadeira de Arruda na liderança do partido. No gabinete de um aparentado, mais fácil tornou-se para o agora deputado vestir o manto de servidor fantasma.
quase ministro - tomando emprestado o título da comédia de Machado de Assis - foi servidor fantasma entre quatro e seis anos. Enquanto esteve nessa condição, Reguffe fez viagens inetrnacionais com dinheiro público. Uma delas ao Oriente, desconhece-se se Japão ou China, para um curso de Origame (aquele que ensina a fazer bichinhos com papel).
O Palácio do Planalto desistiu de fazer de Reguffe ministro do Trabalho. Cabisbaixo, como na comédia de Machado de Assis, o deputado jantou com um fiel escudeiro nesta quarta-feira 16. Informados a tempo, os convivas para a mesa desistiram de dizer presente. Avaliaram que, se a máscara caiu, não queriam ser fotografados ao lado do desmascarado.
COMENTÁRIO DO BLOG
A Bíblia diz que "aquele que quer tirar o cisco do olho do próximo, deve primeiro tirar a trave do seu próprio".
Fico observando os "justiceiros" de plantão que sempre querem fazer justiça a qualquer preço e de qualquer forma. Geralmente não suportam um olhar com mais acuidade, para serem pegos.
Confesso que nunca vi com bons olhos as faixas espalhadas pela cidade (Reguffe vem aí). Nem sabia quem era. Mas que enganou muita gente, enganou.
Lembro que quando a CLDF me indicou para receber o Título de Cidadão Honorário, que muito me honrou, o único que votou contra foi justamente Reguffe.
Bem, nada melhor que um dia melhor que o outro.
Eu já sabia de longa data que o guapo tinha sido Gasparzinho no Congresso, mas agora todo mundo sabe também.

3 comentários:

  1. Oi Pastor Ricardo, vi e li esta materia em seu blog e eu ja a conhecia pela repercursao que ela teve. Bem, respeito-o muito pastor, mas, como alguem que conhece o Deputado Reguffe posso lhe dizer que todas as acusacoes aqui, sao falsas, assim como voce sofreu com acusacoes sem cabimento da Caixa de Pandora, ele tambem sofre com a perseguicao por ele fazer a coisa certa. Desculpe-me entrar aqui e nao foi para defender o deputado, mas, defender a verdade, pois sei o que ele passa e sofre com tudo isso. Envio-lhe aqui, a resposta que ele deu ao sair estas acusacoes:


    Desde que virei deputado distrital, vez por outra inventam coisas para tentar me atingir. Isso é mais uma prova que venho com coragem e correção cumprindo com a minha obrigação e com a minha responsabilidade com a sociedade, já que os interesses contrariados reagem. Se não tivesse reação é que seria estranho. Já usaram blogs, sites, já imprimiram panfletos apócrifos, os bandidos tentam de tudo. Essa história, por exemplo, é maluca. Primeiro, porque atos secretos foram os que não foram publicados. Todas as minhas nomeações, quando trabalhei no Congresso, foram publicadas no Diário. Segundo, sempre trabalhei de verdade, e muito. Tenho total consciência da minha responsabilidade. Além de folhas de ponto, tenho matérias de jornal da época que provam isso e me mostram trabalhando. Contra fatos, não há argumentos. Como deputado, agora, sou um dos poucos que tem 100% de presença no plenário, sem uma falta sequer. Terceiro, porque ela nunca pensaria no meu nome para ministro, já que votei contra a DRU, contra a recriação da CPMF e assinei a CPI da corrupção. E todos sabem que votei na Marina para presidente. Portanto, essa história é absolutamente doida e mal intencionada. Pode estar por trás o fato de eu ter discursado e votado a favor da cassação da Jaqueline ou o fato de ter assinado aqui a CPI do 2º Tempo. Sinceramente, não sei. Só sei que eu venho honrando o meu compromisso com quem votou em mim e isso, pelo visto, desagrada algumas pessoas. Posso ter mil defeitos, mas honesto eu sou. E no meu mandato só o que fiz foi defender a população e o interesse público. Como sempre sonhei como cidadão. O chato é que isso desanima um pouco, mas tenho muito orgulho de tudo que tenho feito e de todas as brigas que comprei. Nenhuma para defender algo pessoalmente para mim, todas para defender a sociedade.

    Um abraço forte,
    Reguffe

    PS: Qualquer dúvida, não deixe de me ligar (9982.4465). Se cair na secretária, deixe recado que eu retorno.

    Agradeco pelo espaco aqui dado para que possamos comentar e colocar o que pensamos e achamos... que Deus continue te abencoando! Abracos...

    Claudia Gadelha

    ResponderExcluir
  2. Contra o Arruda prenderam e cassaram antes de investigar,contra o Agnelo e só vamos analisar,vamos investigar........por que não trataram o caso Arruda com o mesmo equilíbrio e sensatez que estão tratando os escândalos do Agnelo?.........

    ResponderExcluir
  3. CONCORDO COM O DAVID, acho q Brasilia ta constantemente exposta, os ventos justiceiros nao sao tao constantes. Acho q o problema do Arruda, foi que ele tentou prejudicar as investigacoes. Nao foi pelas acusacoes da Cx De Pandora.

    ResponderExcluir

O blog é aberto para todos. Porém ao realizar seu comentário gostaria que vc se identificasse.