Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

DO LIMÃO À LIMONADA, DO ATRITO AO MOVIMENTO



"A Bíblia ensina sobre o relacionamento entre pressão e poder - esses dois são diretamente proporcionais: sempre que há pressão, há também poder. Se um cristão não sabe o que é pressão, ele não tem conhecimento do que seja o poder. Somente os que têm experimentado se curvar sob pressão sabem o que é o poder. Quanto maior a pressão, maior o poder.

"Você já observou como a água é fervida em uma caldeira aberta? Você pode ter visitado uma loja que vende água quente. A água é fervida ali desde a manhã até a noite, ano após ano. O vapor escapa e enche a casa, porém não está sendo utilizado por não haver pressão.

"Mas, se em outro lugar nós obsevarmos outro tipo de caldeira, seja dentro de uma locomotiva ou em um barco a vapor, veremos que os operários acendem um fogo forte debaixo da caldeira, permitindo que a água nela ferva, mas, diferentemente da loja que vende água quente, eles não deixam que o vapor escape.

"A caldeira, nesse caso, é feita de aço grosso e o vapor é continuamente pressionado dentro dela. Ela começa a reunir força devido à pressão exterior, visto que o vapor não pode expandir-se, conduzindo ao seguinte resultado: ele se condensa numa espécie de poder.

"E, quando o poder do vapor é liberado por meio de uma pequena abertura, ele começa a mover o trem ou o barco.

"Agora, o vapor na loja de água quente e o vapor na locomotiva são o mesmo. Por que, então, existe tal diferença no poder? O vapor gerado na loja é inútil, mas o da locomotiva é tremendamente útil.

"A razão é porque num caso não há pressão, permitindo que o vapor se disperse e se torne inútil. Mas, no outro caso, o vapor permanece constantemente sob pressão, é pressionado e canalizado por uma abertura e é, finalmente, trasformado em grande poder.

"Aqui, então, está uma lei ou princípio espiritual a se derivado da lei física: onde não há pressão, não há poder, mas a pressão pode produzir poder e o faz.

"Todavia, para um cristão conhecer o que é poder, ele precisa conhecer primeiro o que é pressão. A pressão estava sempre presente com os apóstolos do Novo Testamento. Eles eram pressionados diariamente e pesadamente sobrecarregados. Muitas coisas eram tão amontoadas sobre eles que poderiam roubar-lhes qualquer dia de paz. Mas, deus usou esse fenômeno para conceder-lhes poder.

"Pelo fato de terem sido excessivamente pressionados, não havia ninguém que tivesse tal poder como os apóstolos, pois a pressão os levava a olhar para Deus.

"Permita-me perguntar:quão grande é a pressão sobre você? Você só pode medir seu poder pela pressão que recebe. O poder do vapor é medido pela pressão da caldeira. Da mesma forma, o poder de um crente nunca pode ser maior do que a pressão que ele suporta. Se alguém deseja saber quão grande é seu poder diante de Deus, precisa compreender que seu poder não pode exceder a pressão que recebe de deus. Essa é uma lei espiritual básica.

Watchman Nee. The Power of Pressure, in From Faith to Faith, chp. 7.
Também em: O Homem que Deus Usa - Deus pode contar com você
para cumprir Seu propósito e desafiar o inimigo? Editora dos Clássicos. Pgs 74-76.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog é aberto para todos. Porém ao realizar seu comentário gostaria que vc se identificasse.