Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO?


por email


Este é um texto do Mestre, Doutor, Teólogo e Filósofo brasileiro Mário Sérgio Cortella, achei muito interessante é meio extenso mais vale muito a pena ler, abraço a todos e feliz 2012.
Olá amigos,
hoje gostaria de falar um pouco sobre uma frase que (infelizmente) ainda é bastante utilizada em nossa sociedade: “Você sabe com quem está falando?”. Muitas vezes as palavras não são exatamente essas, mas a atitude subjacente é a mesma: trata-se de uma expressão clássica de arrogância e do sentimento de superioridade perante os demais. Tal comportamento, que já foi causa de várias tragédias ao longo de nossa história, ainda permeia nossas relações sociais, principalmente aqui em Brasília, onde estamos tão próximos do poder e de seus nefastos efeitos colaterais.
Recentemente, lendo o livro “Qual é a tua obra?”, escrito pelo filósofo Mario Sergio Cortella, me deparei com um capítulo muito interessante e que, me parece, sugere uma resposta bastante adequada para a pergunta em questão. O autor defende que nestes casos, em que as pessoas carecem de humildade, a física quântica pode ser bastante indicada e explica tal afirmação com o seguinte raciocínio: 

“Hoje, em física quântica, não se fala mais em universo, mas em multiverso. A suposição de que exista um único universo não tem mais lugar na Física. A ciência fala em multiverso e que estamos em um dos universos possíveis. Supõe-se que este universo possível em que estamos apareceu há 15 bilhões de anos…, resultante de uma grande explosão…, que gerou uma aceleração inacreditável de matéria e liberação de energia. Essa matéria se agregou formando o que nós, humanos, chamamos de estrelas e elas se juntaram, formando o que chamamos de galáxias. A ciência calcula que existam em nosso universo aproximadamente 200 bilhões de galáxias. Uma delas é a nossa, a Via Láctea… Aliás, nem é uma galáxia tão grande; calcula-se que ela tenha cerca de 100 bilhões de estrelas… Nessa nossa galáxia, repleta de estrelas, uma delas é o que agora chamam de estrela-anã, o Sol. Em volta dessa estrelinha giram algumas massas planetárias sem luz própria, nove ao todo, talvez oito (pela polêmica classificação em debate). A terceira delas, a partir do Sol, é a Terra…, um lugarzinho que tem uma coisa chamada vida. A ciência calcula que em nosso planeta haja mais de trinta milhões de espécies de vida, mas até agora só classificou por volta de três milhões. Uma delas é a nossa: homo sapiens… Essa espécie tem, até 2007, aproximadamente 6,4 bilhões de indivíduos. Um deles é você.
Então… Você é um entre 6,4 bilhões de indivíduos, pertencente a um única espécie, entre outras três milhões de espécies classificadas, que vive num planetinha, que gira em torno de uma estrelinha, que é uma entre 100 bilhões de estrelas que compõem uma galáxia, que é uma entre outras 200 bilhões de galáxias num dos universos possíveis…
É por isso que todas as vezes na vida que alguém me pergunta: ‘Você sabe com quem está falando?’, eu respondo: ‘Você tem tempo?’ “

Bem, após ler estas palavras, me parece claro que, ao nos considerarmos superiores aos nossos semelhantes, agindo com arrogância e desprezo, estamos nos atribuindo uma importância que na realidade não temos. A vida é frágil e não há cargo ou posição social que nos imunize contra a transitoriedade de nossa existência. Portanto, precisamos trabalhar cada vez mais na conscientização coletiva de que é preciso superar a falta de humildade e a intolerância para que possamos aproveitar da melhor forma possível nosso tempo neste planetinha, que gira em torno de uma estrelinha, que é uma entre…

por email

Um comentário:

  1. Pastor Ricardo, muito pertinente o seu texto!!! Deveria ser mais divulgado, principalmente para nós, q vivemos aqui em Brasília... Qq coisinha (fila de supermercado, estacionamento, etc) e as mais diversas situações são motivo para aqueles q "se acham" despejarem a sua ignorância e petulância sobre seus irmãos. É muito triste perceber q esse tipo de situação se origina principalmente daqueles que deveriam dar exemplo para sociedade (políticos, servidores públicos, autoridades em geral), mas, na verdade, dão é um péssimo exemplo! A paz do Senhor! Vanessa Souza (Brasília-DF)

    ResponderExcluir

O blog é aberto para todos. Porém ao realizar seu comentário gostaria que vc se identificasse.